4 coisas que todo corretor de imóveis iniciante precisa saber

Publicado em Geral Tags: , , ,

Modern approach

Começar em qualquer profissão é bastante difícil e não seria diferente com a de corretor de imóveis. Agora que você já tem a sua inscrição no CRECI pintam os medos e a insegurança de não saber se está fazendo a coisa certa. Existem profissionais de todos os perfis e não há receita de bolo para se tornar um corretor de sucesso, mas, seguindo algumas dicas, certamente o seu caminho será mais fácil. Confira a seguir quais são as 4 coisas que todo o corretor iniciante precisa saber.

Invista no marketing pessoal

Duas das coisas mais importantes para um corretor de sucesso são uma boa rede de contatos e uma imagem profissional positiva. Através destas duas coisas você poderá captar mais imóveis, ser procurado quando alguém precisar comprar ou vender um imóvel e ser indicado para negócios futuros.

Por isso é fundamental investir no seu marketing pessoal, que envolve uma série de fatores que vão desde a forma de se vestir até os lugares que você frequenta. A sua imagem física deve transmitir sobriedade, por isso evite roupas chamativas ou um carro inadequado para transportar os clientes.

Procure frequentar clubes, palestras e eventos que possam atrair o seu perfil de clientes. Seja gentil e educado com todos, não hesite em falar sobre sua profissão, mas evite forçar sempre conversas sobre negócios. E sempre carregue com você alguns cartões profissionais!

Ouça o cliente com atenção

Para muitos corretores, o mais importante é sua habilidade de vendedor, ou seja, a capacidade de convencer o cliente a comprar determinado imóvel. Este é um engano. Mais importante do que utilizar técnicas de persuasão é saber ouvir quais são as necessidades do cliente e encontrar o imóvel ideal para ele. Você deve ouvir muito mais do que falar.

Não é tarefa simples, porque muitas vezes o próprio cliente não sabe exatamente o que quer. Por isso, é preciso que você saiba também quais perguntas fazer para descobrir o tipo de imóvel que o cliente quer. Como é a vizinhança que deseja? Quais são suas prioridades? Quanto está disposto a investir?

E tenha muita paciência, porque muitas vezes o cliente pode demorar bastante tempo para encontrar o imóvel que realmente quer.

Seja ético

O primeiro motivo para ser um profissional ético é o aspecto legal. O próprio Código Civil possui um artigo que prevê punições para o corretor que não fornecer ao cliente todas as informações sobre o imóvel, risco do negócio ou eventuais alterações de valor. Ou seja, ao tentar “empurrar” um negócio pouco vantajoso para o cliente você pode ser responsabilizado legalmente por isso.

O segundo motivo, talvez ainda mais importante do que o primeiro, é que as eventuais vantagens que você pode obter sendo pouco ético serão rapidamente suprimidas pelos danos à sua imagem. Os corretores de mais sucesso são aqueles que, no longo prazo, construíram uma vasta rede de contatos e possuem a confiança dos seus antigos clientes. Desta forma, são indicados e procurados para negócios futuros.

O caminho para se tornar um grande corretor pode ser longo, mas se for seguido de maneira ética dará muito resultado. Evite os supostos atalhos.

Use o BemDireto

O BemDireto é uma ferramenta excelente para o corretor iniciante, pois pode colocá-lo em contato com novos clientes e com outros corretores. Através do site você pode buscar clientes que estão interessados no perfil de imóvel que você possui, podendo obter seu telefone e e-mail para contato. Você pode ainda anunciar quantos imóveis quiser, de acordo com seu plano e configurar seu próprio site profissional.

Além disso, caso algum de seus clientes queira um imóvel com as características que você não possui em sua carteira, você pode buscá-lo no BemDireto e realizar parcerias com outros corretores. E tudo de forma segura.

Como vimos, não existe caminho fácil para se tornar um grande corretor, mas existem formas de ter sucesso da maneira correta e mais rápida. Evite atalhos e seja sempre ético; existem punições no plano legal e, talvez ainda pior, o profissional antiético pode arranhar sua imagem de forma irreversível.

É muito importante investir no seu marketing pessoal, pois é ele que vai lhe garantir uma imagem que passe confiança e a ampliação da sua rede de contatos. Além disso, lembre-se que ouvir e fazer as perguntas certas é muito mais importante do que tentar convencer o cliente a comprar determinado imóvel.

E não deixe de se cadastrar no BemDireto, site que faz a ponte entre corretores, clientes e imobiliárias de todo o país. Você entrará em contato com novos clientes, anunciará seus imóveis e realizará parecerias em um só lugar.

Clientes imoveis e parcerias em um só lugar

Artigos relacionados: