4 erros na hora de atender clientes do mercado imobiliário

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Um bom corretor é como um vendedor de sucesso: sabe apontar os benefícios de um imóvel sem gerar desconfiança ou dúvidas no cliente.

Para ser reconhecido como um profissional de confiança, é preciso muito mais do que atenção e um bom relacionamento. O corretor de imóveis deve, antes de tudo, ser franco com seus clientes e saber ouvir suas vontades.

Conheça 4 erros que podem ser cometidos na hora de atender clientes e procure evitá-los!

Tentar adivinhar o que o cliente quer

Para os profissionais do mercado imobiliário, é fundamental ser autodidata e possuir atitude, desde que isso seja feito de forma agradável.

Quando o cliente vier até você, procure estabelecer uma boa relação para entender o que ele procura. Se você insistir em adivinhar o que ele precisa antes mesmo de ele te dizer, fica complicado manter um diálogo agradável e todos podem sair irritados da consulta.

Querer atenção para seus assuntos pessoais

Muitos corretores de imóveis se envolvem tanto na boa relação com o cliente que acabam transformando o diálogo de vendas em uma conversa quase íntima. Falam de suas vidas, suas conquistas e seus interesses sem dar atenção aos assuntos do cliente.

Isso é ruim e pode parecer grosseiro para quem está em busca de opinião profissional. Portanto, saiba separar o bom atendimento do excesso de intimidade.

Tratar o imóvel somente como um produto

A escolha de adquirir a casa ou apartamento próprio não deve ser tratada como uma simples ação de compra, mas também como a realização de um sonho, o qual demandou muito trabalho do cliente.

É importante que o corretor trate este momento com a devida importância, dedicando paciência e atenção aos seus clientes para que estes se sintam à vontade com a nova aquisição.

Exagerar na propaganda de um produto

Alguns corretores, em busca de vender mais, defendem tanto um determinado imóvel que acabam gerando expectativas além da realidade nos seus clientes.

Dessa forma, quando o interessado resolver fechar negócio e perceber que o que ouviu não é definitivamente o que existe, vai ficar com a imagem negativa do agente. Por isso, evite utilizar as seguintes frases:

“Não existe outro igual no mercado”

Se o cliente resolver pesquisar outras opções mesmo depois de ouvir esta frase de você, pode ter certeza de que sua profissão será colocada em cheque. Isto porque a noção de qualidade de um imóvel varia muito de uma pessoa para outra, e caso o seu cliente encontre o que procurava em outra corretora, saberá que você somente estava tentando persuadi-lo a comprar.

“Eu sei o que é melhor para você”

Não. Você, corretor, só sabe o que há de melhor no mercado de imóveis. O seu cliente irá definir o que é melhor para ele, portanto, irá contar com o profissional corretor para a função de ajudá-lo a sanar todas as dúvidas que possa ter sobre as escolhas que fez.

“Tenho a casa/apartamento dos seus sonhos”

É forçado demais falar isso para um cliente, pois ele sabe que ninguém além dele mesmo conhece os sonhos que tem sobre a casa própria. Se um vendedor diz isso, acaba deixando claro que seu único objetivo é vender rapidamente, sem pensar nas reais necessidades do cliente.

Nunca utilize esta frase no seu dia a dia, já que ela pode gerar desconfiança e consequentemente diminuir a sua credibilidade como corretor.

Lembre-se desta lista e evite erros na hora de atender seus clientes. Eles são determinantes na valorização da sua profissão!

E você, já cometeu alguns desses enganos? Continue navegando no blog e fique por dentro de outras dicas importantes!

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