5 coisas que você gostaria de falar para seus clientes

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5 coisas que você gostaria de falar para seus clientes

A corretagem pode ser uma oportunidade excelente de conseguir uma renda impressionante e se sentir produtivo em alguma coisa muito útil à sociedade. No entanto, existem situações em que o ramo imobiliário não se mostra tão deslumbrante e encantador quanto algumas pessoas podem imaginar. Há dias os quais você gostaria de soltar cobras e lagartos sobre seu cliente ao ouvir alguma exigência descomedida ou se deparar com um episódio completamente fora do contexto de suas atividades. O bom corretor, então, range os dentes, mantém o sorriso e se esforça para fechar o negócio da melhor maneira possível. Isso é difícil para você? Então, veja alguns casos como esses e algumas ideias para contorná-los.

“Tenho uma vida, mesmo que você não tenha.”

Os melhores agentes de corretagem entregam-se certamente com muita diligência à resolução das demandas de seus clientes, demonstrando disposição e grande acessibilidade. No entanto, existem algumas pessoas que exageram nas cobranças e na obtenção de informações sobre como andariam as transações. Então, elas fazem chamadas de madrugada e aparecem sem mais nem menos quando você está fazendo reuniões importantes com outras pessoas. Evite esses acontecimentos ou ao menos diminua as chances de acontecerem, explicando desde o primeiro encontro com o cliente sua maneira de trabalhar e como ele poderá lidar melhor com as expectativas que tem.

“Você costuma sair para almoçar com o dono do seu banco?”

É quase inacreditável que alguns compradores e vendedores pensem que o corretor possa ter contatos quentes com algum funcionário do banco, ou pior, com a alta gerência da instituição, haja vista fazerem questionamentos sobre se você poderia facilitar ou melhorar cláusulas de algum financiamento, ou coisas do tipo, não é mesmo? Lembre para eles que todos em uma transação financeira desejam algum benefício. E o melhor que você poderá fazer é esclarecer-lhes quais seriam os interesses do banco, e qual a melhor maneira que eles poderiam poupar o próprio investimento – isso, é claro, se você tiver conhecimento sobre finanças e iniciativas no setor.

“Seu imóvel parece a casa da mãe joana.”

Mesmo aqueles iniciantes na corretagem sabem que as casas muito bagunçadas, sujas ou com muita desarrumação de móveis e entulhos jogados em cantos apresentam baixíssimas taxas de venda. Se as imagens que você traz no portfólio não mostrarem a entrada de luz solar nos ambientes, então, a coisa piora. Portanto, deixe que as imagens falem por si: tire algumas fotografias de teste, mostre ao cliente como ele pode melhorar as condições do imóvel para facilitar a venda e deixe que ele leve as imagens para mostrar a amigos e familiares e ter um feedback informal e confiável, na sua intimidade, sobre tal situação. Não se preocupe: será difícil encontrar alguém que goste de bagunça!

“Vou parar de peneirar suas chamadas telefônicas e atendê-lo mais vezes, se você passar a peneirar também suas perguntas!”

Não adianta: muitos clientes fazem as mesmas perguntas várias vezes. Talvez isso seja uma característica chata da abordagem, mas faz parte do seu trabalho. Ele está ansioso, não entende de corretagem e deposita muitas expectativas na sua prestação. Você pode diminuir essas intervenções se passar a se comunicar de forma documentada com os clientes, por exemplo, mandando e-mails e algumas notícias impressas.

“Quais órgãos você pretende vender antes de fazer esta oferta?”

Poucos clientes são tão difíceis de ajudar como aqueles que têm delírios de orçamento. Assim, antes de fazer seu aconselhamento, exponha os preços cobrados para os imóveis semelhantes ao que o cliente estiver procurando, conforme localização, tamanho e demais características.

É claro que essas situações constituem apenas algumas entre as possíveis. Você já passou por ocasiões semelhantes? Como lidou com elas? Conte suas experiências nos comentários!

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