6 erros que você deve evitar no relacionamento por telefone

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Successful african businessman phoning while smiling

O telefone é ferramenta indispensável não só para quem atua na área imobiliária, mas em qualquer outro tipo de negócio. Apesar de parecer simples, a relação com o cliente via ligações telefônicas respeita uma dinâmica própria. Para aproveitar toda a potencialidade desta ferramenta a seu favor, veja os erros que você deve evitar cometer no relacionamento por telefone.

Não reservar um horário específico para fazer as ligações

Fazer ligações telefônicas deve ser uma das suas tarefas diárias. Separe um horário do seu dia somente para este fim. Antes de começar, faça uma lista dos telefonemas que você precisa fazer naquele dia, separando-os por assunto (follow-up com clientes que visitaram determinados imóveis, proprietários que desejam alugar ou vender uma casa ou apartamento etc). Estabeleça uma meta de quantas ligações você tem que fazer por dia e a cumpra.

Não ter todo o material que você precisa em mãos

Não tem nada pior do que uma pessoa que faz uma ligação sem estar preparada. Antes de ligar para seus clientes, tenha em mãos todo o material que você precisará: papel, caneta, informações sobre o imóvel, assunto a ser discutido, etc.

Falar muito alto, baixo ou de forma confusa

Lembre-se que a pessoa com quem você está estabelecendo um relacionamento pelo telefone é um cliente (ou um potencial cliente). Fique atento para usar a linguagem adequada e o português correto. Gírias devem ser reservadas para as conversas com amigos ou com pessoas que você tem certeza que não irão se importar. O tom utilizado é importante: não fale muito alto, baixo ou embolando as palavras. Objetividade também é um item a ser observado: nem todo mundo gosta de ficar horas falando ao telefone.

Realizar outras atividades durante a ligação

Comer, conversar com o colega de baia, mandar um SMS para a namorada. Esqueça toda e qualquer atividade paralela e concentre-se na ligação que você está naquele momento! Apesar da pessoa do outro lado da linha não olhar para você, ela pode perceber quando seu interlocutor está fazendo outra atividade. E, acredite, isto pega muito mal.

Esquecer os princípios básicos da boa educação

Bom dia, boa noite, muito obrigado. As regrinhas básicas de educação valem também para o relacionamento por telefone. Quando ligar para um cliente, faça uma saudação e pergunte se ele pode falar naquele momento. O horário em que você faz a ligação também deve ser observado: nunca ligue antes das 9h ou depois das 22h, a não ser em casos especiais. Evite ainda o horário de almoço: de 12h às 14h.

Deixar a pessoa esperando do outro lado da linha

Todo mundo já passou pela desagradável experiência de aguardar durante horas na linha (muitas vezes, com uma música de fundo) enquanto esperava para ser atendido pela operadora de telefonia celular, banco, prestadoras de serviço em geral. Muito chato, não? Por isso é importante não cometer este erro com seu cliente. Caso você tenha que resolver algo urgente durante a ligação, peça desculpas e pergunte se pode ligar em outro momento para a pessoa.

Como em qualquer relacionamento, a interação por telefone deve sempre respeitar as regras básicas do bom senso. Tendo isso em mente, você evita cometer erros que podem prejudicar uma negociação.

E você, concorda com nossas dicas? Deixe aqui seu comentário contando-nos suas experiências e opiniões.

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