7 hábitos que podem fazer muito mal à carreira de um corretor de imóveis

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Você já está há algum tempo operando com a corretagem de imóveis, mas as coisas não estão caminhando como você esperava… Sua carreira não decolou ainda, suas vendas estão baixas, os clientes não se relacionam com você tanto quanto procuram alguns colegas de imobiliária. O que será que você pode estar fazendo de errado?

Conheça sete hábitos que atrapalham a carreira de um corretor de imóveis, e veja se você comete algum deles.

Você só reclama?

A coisa mais chata para quem sai em busca de imóveis é se deparar com um corretor que só reclama, fica contando suas frustrações e se queixa de seu emprego e do mercado imobiliário. Se ao invés de rezingar, o profissional focasse mais na passagem de informações ao cliente e no ótimo atendimento prestado, suas chances de materializar uma venda aumentariam bastante.

Você pressiona o cliente a comprar?

O corretor que entra em contato com o cliente quase todos os dias, através de telefonemas e e-mails, ou ainda tenta forçar nele uma decisão para fecharem logo o negócio, erradamente pensa que está ampliando oportunidades de transação. Ao contrário, na maioria das vezes isso afugenta os clientes. Seja comedido e objetivo.

Você está disponível?

Se você demora muito a dar retorno ao cliente e nem sempre atende seus telefonemas ou se mostra disponível pelos outros canais de comunicação da imobiliária, não dá a impressão ao cliente de que você é um profissional ocupadíssimo. Na verdade, você o incentiva a procurar outro corretor para fazer negócio.

Você nunca se responsabiliza pelas falhas de atendimento ou comunicação?

Ouvir as críticas e sugestões que os clientes têm a fazer, e com isso descobrir e reconhecer os pontos onde existem deficiências são ocasiões em que você poderá crescer profissionalmente, passando a adotar novas posturas e evitando que esses erros sejam cometidos novamente no futuro. Não só o atendimento será aprimorado, mas também as formas de comunicação serão, com certeza, mais eficientes.

Você é um corretor que cumpre o que prometeu?

Se você se comprometeu a fazer uma tarefa ou verificar um ponto de discordância em determinado caso, não deixe de cumpri-lo. O cliente pode estar esperando somente aquela informação que faltava para ficar convencido a fazer negócio com você.

Você oferece todas as informações sobre os imóveis?

Sempre descreva a verdade sobre todos os aspectos dos imóveis de seu portfólio. Não minta para conseguir uma venda rápida, deixando para depois que situações difíceis e embaraçosas sejam criadas, podendo até levar o cliente a resolver a questão pela via judicial. Ser honesto e transparente é a melhor medida para satisfazer aqueles clientes que realmente fecharão o negócio e também para conseguir mais clientes por indicação.

Você está conectado às tecnologias mais modernas?

Muitos corretores mais experientes acham que podem manter as condutas do passado e que sempre deram certo com eles, deixando assim de aproveitar todos os benefícios que as novas tecnologias têm para oferecer. Com isso, deixam de entrar em um mercado crescente e de traçar novas relações com clientes e parceiros de negócios. Não seja antiquado e fique para trás – procure se atualizar, utilizando as ferramentas da internet, as redes sociais, e-mails, aplicativos e plataformas específicas do negócio como o BemDireto.

Se você alimenta algum desses hábitos, mas pretende obter sucesso no comércio de imóveis, já passou a hora de mudar as condutas de seu dia a dia. Seja franco consigo mesmo, examine bem seu comportamento pessoal e modifique sua maneira errada de agir. E se você quiser usar o que de melhor a tecnologia moderna tem a oferecer para os corretores, descubra conhecendo melhor o BemDireto!

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