Como fazer o primeiro contato com o seu cliente

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Contact UsRelacionamento é sempre a alma do negócio! No ramo da corretagem, quem segue esta premissa se dá melhor. Isso porque, apesar da concorrência acirrada junto aos demais corretores de imóveis, muitos deles ainda pecam em ações básicas de atendimento ao cliente – o que gera um grande diferencial competitivo para quem o faz com maestria.

Você, provavelmente, tem uma relação com os dados de contato de seus potenciais compradores, certo? Mas como fazer o primeiro contato com o seu cliente e obter o sucesso nas vendas de seu estoque de imóveis? Confira algumas dicas pontuais!

Não basta uma lista com dados para contato, é preciso conhecer o seu cliente

Uma das maiores falhas dos corretores de imóveis é acreditar que uma mensagem padrão enviada aos seus clientes surtirá o resultado almejado. Ledo engano! Cada um de seus potenciais compradores possui um interesse, um estilo de vida diferente, e isso reflete diretamente não apenas no tipo de imóvel que ele busca, mas também no atendimento que ele espera receber.

Por isso, o primeiro passo para ter sucesso no contato com o seu cliente é conhecê-lo melhor. No que diz respeito aos interesses, entenda o perfil familiar que ele se encontra, os requisitos que ele possui para a compra de um imóvel. Quantidade de quartos, garagem, área de lazer, entre outras características. O que é mais adequado à realidade dele? Mantenha estas informações organizadas e sempre por perto. Este é o gancho que você precisa para fazer o primeiro contato, seja por e-mail, telefone ou mensagem de texto.

Contudo, é necessário também entender o cotidiano desse potencial comprador. Quais os melhores horários para contatá-lo em caso de uma oportunidade? Qual o canal preferido por ele, telefone? E-mail? Mensagem de texto? Conhecer estes hábitos favorecerá uma relação positiva com o cliente, o que certamente resultará não apenas na negociação proposta, mas também nas indicações e novas oportunidades de negócio.

Follow –up — o primeiro contato após demonstração de interesse

Uma dúvida bastante frequente entre os corretores de imóveis é em relação à prática do follow-up – e é também uma das partes do processo que gera mais insatisfação nos clientes. O excesso precisa ser evitado, mas a falta de contato contínuo é também prejudicial, já que favorece o esquecimento. Qual a dosagem aconselhada? Como fazê-lo?

É preciso considerar que o processo de tomada de decisão pela compra de um imóvel é longo, o que exigirá alguns contatos no decorrer das negociações. O segredo para não cair no esquecimento e também não pecar pelo excesso é manter a calma e estar sempre atento às novidades de mercado que se encaixam ao perfil deste cliente.

Envie um e-mail formalizando o imóvel que foi apresentado, com imagens e uma descrição sobre o que foi visualizado. Na semana seguinte, encaminhe as novas oportunidades com o perfil deste cliente e faça um contato telefônico alguns dias depois, perguntando se ele recebeu as ofertas. Nesse meio tempo, sonde ao máximo as preferências de contato dele, os horários e o que é melhor fazer para levar a negociação a diante. Não se esqueça de manter todas estas informações anotadas e organizadas. Afinal, com um volume grande de clientes você pode acabar se confundindo – o que pode gerar em um resultado negativo.

E você, já utiliza estas técnicas no seu dia a dia? Conhece alguma dica ou tem alguma experiência para compartilhar conosco? Aproveite o espaço abaixo!

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