Como humanizar seu relacionamento com clientes

Publicado em Geral Tags: , , , ,

03B75354A vida do corretor é movida pelos negócios. Tudo gira em torno de realizar boas vendas e receber a tão desejada comissão. Mas muitas vezes no afã de bater metas e alcançar excelência nos resultados comerciais, o profissional acaba deixando de contemplar um aspecto muito importante da negociação: a humanização do processo.

Por trás de um cliente existe um ser humano que pensa, sente e reage de acordo com a forma que o corretor conduz a transação. A incapacidade de humanizar as vendas e a falta de sensibilidade para perceber o outro podem ser determinantes para que o comprador desista de fechar negócio.

Quer saber como humanizar o seu relacionamento com os clientes? Veja nossas dicas e potencialize suas chances de fechar negócio.

Coloque-se no lugar do cliente

Esse é um requisito básico para humanizar a sua relação com os clientes. Pode soar clichê, mas não fazer com o cliente o que não gostaria que fizessem com você é uma dica que nunca ficará ultrapassada.

Você gosta de receber ligações de dez em dez minutos? Sente-se confortável quando um vendedor te trata com muita intimidade? Tem vontade de comprar numa loja quando é mal tratado? Provavelmente todas as suas respostas foram negativas. Portanto, trate o cliente exatamente como gostaria de ser tratado: com educação, respeito, gentileza e bom senso.

Use o corpo a seu favor

A linguagem corporal cumpre um papel de extrema importância na humanização do relacionamento com o cliente, afinal, ela tem o poder de indicar o quanto o corretor está interessado, disposto e aberto para negociar.

Não é por se tratar de business que a interação entre o vendedor de    imóveis e o futuro comprador deve ser fria e inamistosa. É preciso estabelecer um contato mais próximo. Olhar no olho, balançar a cabeça assertivamente, apertar a mão do cliente com firmeza e manter os braços descruzados é fundamental nesse sentido.

Prefira as conversas presenciais

Use o e-mail e o telefone apenas como uma porta de entrada para agendar as visitas e conversas presenciais. Nenhuma tecnologia de comunicação no mundo é capaz de substituir a interação humana, ao vivo e a cores.

Especialmente quando o assunto for sério, o ideal é que o corretor esteja frente a frente com o cliente para dar suporte e esclarecer eventuais dúvidas que possam surgir.

Seja compreensivo

Todo mundo tem dias bons e ruins. Quando o seu cliente estiver nervoso, ansioso ou triste, respeite o momento dele e não seja inconveniente. Não é a hora de pensar só em vender! O cliente vai se sentir desrespeitado e desvalorizado em sua dor. Mantenha um tom de voz agradável, procure quebrar o gelo aos poucos e, se necessário for, feche a venda outro dia.

Mesmo que o imediatismo exista na rotina do corretor, o bom senso deve sempre falar mais alto. Saiba respeitar o momento e entender as necessidades de seu possível comprador. Perca uma oportunidade, mas nunca perca o cliente!

E aí, gostou das nossas dicas? Acha que esquecemos algum detalhe importante?  Compartilhe conosco as suas opiniões.

É corretor de imóveis?  Siga por aqui e confira como captar clientes reais e fazer parcerias rentáveis no  BemDireto.

Clientes imoveis e parcerias em um só lugar

Artigos relacionados: