Conheça algumas boas práticas de mailing para corretores

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O e-mail é a forma de comunicação eletrônica mais utilizada do mundo. Diariamente as pessoas recebem dezenas e até centenas de e-mails, e selecionar os que serão lidos e os que irão diretamente para a lixeira ou para o spam depende de vários fatores.

Como corretor de imóveis, você precisa saber que nem todo mundo está em busca de uma casa, tampouco os que estão buscam o mesmo tipo de imóvel. E isso é importante para que você envie a mensagem certa para a pessoa certa! Confira algumas boas práticas que você deve ter com o seu mailing!

Envie e-mail marketing para quem já te conhece

Disparar e-mail marketing para um mailing comprado surte pouco ou nenhum efeito, já que as pessoas que lá estão não têm interesse no que você tem a oferecer. São pessoas que tiveram seus dados coletados em algum outro lugar e agora são alvo de inúmeros spams, o que enfraquece sua estratégia. Sendo assim, construa seu mailing organicamente, ou seja, com os contatos que você fizer. Não se esqueça de pedir permissão para poder enviar o seu material, já que ele estará no meio de vários outros que não foram autorizados.

Segmente sua base de dados

Como dissemos no início, você precisa enviar a mensagem certa para a pessoa certa, portanto, segmente sua base de dados. Um bom sistema de CRM pode auxiliar nesta questão, selecionando seus prospects de acordo com a renda, região, faixa etária, estrutura familiar, entre outros filtros. A segmentação serve para que sua mensagem seja certeira e desperte o interesse de quem recebê-la.

Tenha propostas de valor

O que diferencia você de outros corretores? Quais são as vantagens do cliente em optar por seus serviços? Ter uma proposta de valor e saber vendê-la garante muitos pontos a seu favor e pode ser a linha que separa seu e-mail marketing de ser lido ou não. Para estabelecer sua proposta de valor, liste suas forças em relação à concorrência e então, para cada item, estabeleça um ou dois benefícios para os seus clientes. Escolha o melhor de todos e foque-se neste diferencial.

Faça testes A/B

Para verificar se sua estratégia de e-mail marketing está sendo eficaz, crie dois modelos de mensagens e envie-os para grupos diferentes. Acompanhe os resultados através de um software de disparo de e-mail marketing, que pode lhe dar relatórios precisos com a taxa de abertura de e-mail, número de cliques, taxa de rejeição, entre outros. Descarte as estratégias que não surtiram efeito e foque-se no conteúdo que está sendo melhor aceito pela sua base de dados.

Trace um plano de comunicação para cada contato

Corretores trabalham com pessoas, e pessoas gostam de ser lembradas e valorizadas. Crie um planejamento de comunicação com cada cliente, agendando alguns envios de cartões em datas festivas, aniversários, entre outros. Fazer uma ligação de vez em quando, colocar-se à disposição ou ainda enviar uma newsletter com dicas de decoração, reformas e outros temas relevantes também mantém as pessoas em contato com você e aumenta seu engajamento.

E você, conhece outras boas práticas de mailing para corretores? Gostaria de adicioná-las à nossa lista? Deixe seu comentário!

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