Conheça os custos de aquisição de um cliente para um corretor ou imobiliária

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Qualquer tipo de negócio ou atividade, para ter sucesso, precisa atender bem às necessidades e desejos de seus clientes, o que é alcançado através de seus produtos, ideias e serviços. No caso de um corretor autônomo ou que trabalha em imobiliária não é diferente, mas antes de satisfazer aquelas demandas é preciso atrair ou criar os clientes. E isso tem um custo. Só que, para o empreendimento dar certo, os lucros são necessários – ou seja, o valor gerado pelo negócio deve ser maior do que a despesa com a prospecção de clientes. Você saberia dizer como calcular isso? Leia mais sobre o assunto a seguir.

Entendendo o Custo de Aquisição de Cliente

As somas que estão relacionadas ao Custo de Aquisição de Cliente não são complicadas de se entender: significam todas as despesas variáveis necessárias para que novos clientes sejam captados. Isso pode incluir vários artifícios e utilidades, como os valores mensais cobrados pela luz e conta telefônica do escritório, acesso à internet, material de papelaria, combustível para deslocamentos e encontros com os clientes, investimentos em marketing ou despesas com divulgação, e muito mais. No ramo imobiliário, então, essa atividade precisa ser contínua, visto que muitos clientes atuais, já que adquiriram um imóvel, provavelmente demorarão muitos anos para fazer novos negócios com o profissional cujos serviços contratou.

Como calculá-lo

Os salários fixos ou comissões do corretor não entram nessa conta. Então, como chegar a uma base confiável, que sirva como indicador de seu Custo por Aquisição de um Cliente? É simples, basta reunir todo o investimento com a manutenção da sua atividade e o investimento feito em marketing, e depois dividir esse montante pelo número de clientes prospectados em um determinado período. Você pode fazer esse cálculo usando os dados mensais, porém será mais eficiente se o cálculo for realizado com um período mais prolongado, como, por exemplo, um semestre, tendo em vista que ações de marketing podem oferecer retornos mais estendidos. Agora vamos lá, quais são geralmentes os custos que teríamos? Aluguel de espaço, luz, telefone, internet, papelaria, cartões de visita,  investimentos em marketing como folders, campanhas online, campanhas na rua, manutenção de carro e gasolina, etc. É claro que esses custos são muito variáveis, mas o mercado imobiliário como um todo, compartilha dessas necessidades.

Como otimizá-lo (ou reduzi-lo)

Cálculo realizado, e você verá quanto gasta no período para atrair um cliente. Assim, você será capaz de descobrir se as coisas estão bem para seu empreendimento, porque terá dados para comparar com sua capacidade de monetizar os seus clientes, ou seja, de transformar a relação que tem com eles em negócio realizado, proporcionando-lhe comissões e lucros. O grande segredo do mundo dos negócios é como diminuir os gastos ou otimizar os procedimentos que estão relacionados ao Custo de Aquisição de Cliente, ao mesmo tempo em que se aumenta a quantidade de negócios feitos ou, ao menos, que eles se mantenham estáveis no período – o que, de uma forma ou de outra traria mais lucros.

Uma das formas mais eficientes para diminuir os gastos com esse indicador e alcançar muito mais pessoas simultaneamente é usufruindo dos benefícios tecnológicos que a internet trouxe consigo. Busque maneiras de captar clientes online e realizar mais negócios, se trabalhado de modo eficiente é possível cortar alguns gastos altos. Imagine se você tivesse um site profissional, onde pudesse fazer parcerias com outros corretores e, sobretudo, ter acesso a milhares de clientes realmente interessados em fazer negócios? E isso tudo antenado com as melhores inovações do mundo digital, obtendo flexibilidade e mobilidade para usar em computadores, tablets e smartphones! O BemDireto lhe oferece estas oportunidades, fazendo a ponte entre corretores, imobiliárias e compradores de imóveis.

Você já calculou seu Custo de Aquisição do Cliente? Já verificou se ele não está gerando prejuízo para você ou está acima do que se gostaria? Que tal reduzir essas despesas de modo oportuno, e aumentando ao mesmo tempo suas possibilidades de fazer novos negócios?

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