Dicas de marketing pessoal para corretores imobiliários

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shutterstock_69956155Para ter sucesso em qualquer profissão existe um mandamento: é preciso saber vender a si mesmo. Para os corretores imobiliários não é diferente. O marketing pessoal – também chamado por personal branding – vai aumentar sua atuação no mercado imobiliário, atraindo mais clientes e acelerando o desenvolvimento de relacionamentos de alta confiança. Seus serviços terão um ar mais profissional, já que você não será apenas um corretor, e sim uma referência no seu mercado de atuação.

Quer investir na sua imagem? Confira algumas dicas para desenvolver sua marca e detone no marketing pessoal.

Defina sua marca

Para fazer um marketing pessoal de qualidade o primeiro passo é definir sua marca. Esta tarefa deve ser feita com bastante paciência, porque é crítica para o planejamento do seu marketing pessoal. A sua marca deve ser um equilíbrio entre a forma que você se vê e é visto atualmente e como gostaria de ser percebido no longo prazo.

Faça um brainstorm e anote seus pontos fortes, como se relaciona com os clientes e aonde quer chegar. Este é o ponto de partida para todo o resto do processo, por isso gaste o tempo que for necessário nesta etapa.

Como você, provavelmente, não é um expert no Illustrator ou Corel Draw, contrate um profissional para desenvolver sua marca. Faça orçamentos ou procure serviços virtuais com designers freelancers que desenvolvem marcas a preços justos.

Não economize! Você não vai querer criar uma marca mediana para depois ter de alterá-la.

Tenha uma forte presença online

Atualmente todos os tipos de pessoas buscam informações na web para realizar compras ou contratar serviços. Se tiver uma forte presença online, seus clientes o levarão mais a sério, e terá mais um canal para captação de leads. Mas como fazer isso?

  • Crie um site/blog: Tudo começa com um site ou página pessoal. Procure uma agência séria para desenvolver um site completo ou um portal imobiliário que ofereça a ferramenta de página pessoal. Peça também que tenha um blog incorporado, para que possa desenvolver artigos de qualidade e atrair clientes em potencial. O BemDireto oferece uma página pessoal para o corretor divulgar aos seus clientes e parceiros.

  • Esteja nas redes sociais: As redes sociais são um ótimo canal de contato com clientes em potencial. Além disso, pode ser usada para divulgar conteúdo de qualidade, inclusive do seu blog.

Seja consistente

Agora que você tem uma marca definida chegamos ao segundo ponto mais importante: a consistência. É preciso entregar o que você promete. Esta etapa será extremamente complicada se você não tiver feito uma boa definição de marca; se o que você imaginou para você (e tenta vender para os clientes através do marketing pessoal) é muito distante do que pode realizar no dia a dia, vai frustrar expectativas sistematicamente.

Você pode investir em todos os tipos de anúncio – televisão, internet, jornais, etc – mas nada supera a indicação de clientes satisfeitos. São eles que vão dar integridade à sua marca. Por isso, só prometa o que tem certeza que poderá cumprir. E muito importante: não subestime o estrago na sua marca que um cliente insatisfeito pode fazer, gaste toda sua energia para resolver eventuais problemas.

Tenha um cartão pessoal

Esta é uma dica que soa bastante banal, mas não custa incluí-la. Na era de smartphones e tablets, os cartões vêm sendo deixados de lado; não cometa este erro. Tenha um cartão simples, com poucas informações e deixando bem claro sua profissão. Se puder, invista também num bom design. Num evento ou na correria do dia a dia um cliente pode não ter tempo de anotar seus contatos no celular. Tenha sempre um bom número de cartões pessoais em mãos e não hesite em entregá-los a potenciais clientes.

A escolha de um nicho pode fazer a diferença

Atuar em um nicho específico de imóveis pode ser uma forma de se destacar da multidão. Você será reconhecido por vender (ou alugar) um tipo específico de imóvel e será sempre lembrado quando alguém precisar de algo nestas características. Quanto mais específico for o nicho, melhor funciona este procedimento.

Digamos que o seu ramo de atuação seja o de imóveis de luxo. Você pode ser ainda mais específico e atuar prioritariamente com casas de luxo na praia; ou apartamentos de luxo em condomínios fechados; ou ainda num determinado bairro. Não é possível fazer isso em todas as cidades, mas em municípios grandes é especialmente eficiente. Lembre-se apenas de levantar dados suficientes para entender que aquele nicho trará retorno.

O mais importante no marketing pessoal é pensar em você como uma marca. Trabalhe com consistência e comunique seus talentos com clareza. É um processo longo, trabalhoso e que nunca tem fim. Seu foco deve ser sempre entregar resultados; nada valoriza mais sua marca do que clientes satisfeitos.

 

Clientes imoveis e parcerias em um só lugar

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