Entenda a influência da qualidade da fotografia na venda de imóveis

Publicado em Geral Tags: , , , ,

Young housewife sitting on couch using tablet pc . rear view

Hoje, a maioria dos negócios imobiliários começam pela internet. Uma família que está procurando um novo imóvel para comprar não vai visitar todas as imobiliárias da cidade em busca de boas escolhas. Também não vai conseguir conhecer todas as opções de imóveis que o corretor julgar serem interessantes. A decisão sobre quais imóveis uma pessoa vai ou não gastar seu tempo para visitar começa pelas fotos.

Como a fotografia pode influenciar a venda de um imóvel

As fotografias não podem ser encaradas como parte acessória da venda, elas são fundamentais e podem ser a diferença para atrair ou não um prospecto. Imóveis com fotos de baixa qualidade ou que não mostrem adequadamente os espaços e as características serão simplesmente descartados.

Da mesma maneira, quando as fotografias são tratadas e não mostram o que realmente é o imóvel, vão gerar decepção no cliente, que não realizará a compra. Portanto, é necessário investir na qualidade técnica (sem truques) e também na composição da foto, para que mostre o espaço em todas as suas características. Mesmo que o imóvel ainda esteja ocupado, é necessário gastar tempo e esforço em sua preparação, para que a foto passe o que há de melhor no lugar para o cliente.

Atenção aos aspectos técnicos

Se você possui uma razoável quantidade de imóveis na sua carteira, é importante que contrate um fotógrafo ou invista em um bom equipamento. A qualidade do material que uma câmera semi-profissional produz é imensamente maior do que a de um equipamento amador (ou, como é a opção de muitos, de um celular). Também sempre dê preferência por usar um tripé.

O primeiro e mais importante aspecto técnico a se levar em conta é a luz, a matéria-prima da fotografia. O ajuste da iluminação é feita de duas maneiras, pelo controle da luz solar e artificial e pelo ajuste do ISO. Em relação ao primeiro fator, é importante que você evite fotografar quando houver pouca luz solar; sempre abra todas as cortinas e janelas. Também acenda todas as luzes dos cômodos.

É importante destacar que a iluminação natural é mais forte do que a artificial, portanto evite sempre fotografar contra o sol, especialmente em ambientes externos. Isso fará com que a luz da fotografia “estoure”, deixe o resultado final muito esbranquiçado.

Em relação ao ISO, o seu número é o responsável por medir a sensibilidade da câmera à luz. Quanto maior seu valor, mais iluminada será a fotografia. Não existe número correto, ele varia de ambiente para ambiente, por isso é interessante que você faça testes e veja qual é o resultado final mais adequado.

A outra questão técnica importante é o ângulo. Sempre fotografe de algum dos quatro cantos do cômodo, de maneira a atingir a maior angulação em relação ao ambiente. Também faça testes e veja em qual dos cantos a imagem apresenta melhor o cômodo e não hesite, caso seja possível, em incluir na internet mais de uma foto (em ângulos diferentes, claro) do mesmo ambiente.

Não se esqueça dos detalhes

Também não se esqueça de alguns detalhes importantes na hora de preparar o ambiente para as fotografias. Sempre fotografe o imóvel quando ele estiver limpo e, preferencialmente, desocupado. Como nem sempre isso é possível, não deixe que apareçam pessoas, carros, animais, brinquedos ou qualquer objeto que possa distrair o potencial cliente das características do imóvel. Evite também qualquer sinal de desarrumação: móveis fora do lugar, roupa de cama mal colocada, canos expostos etc.

Vimos neste post como a qualidade das fotos hoje é fundamental para atrair clientes para comprar um imóvel. A maioria dos negócios começa pela internet e ela pode determinar se o prospecto decidirá ou não visitar um imóvel da sua carteira. Por isso, a fotografia não pode ser encarada como um fator acessório na venda: ela é essencial.

Em relação aos aspectos mais concretos da fotografia, vimos a importância da técnica da iluminação, que pode fazer toda a diferença no resultado final. Seu ajuste é feito, principalmente, pelo controle da luz ambiente e pelo ajuste do ISO na câmera. Os ângulos em que as fotos são tiradas também são fundamentais para a apresentação do resultado final.

E aí, gostou do nosso post de hoje? Invista tempo e recursos em boas fotografias e veja o seu número de clientes subir! Até a próxima.

Para saber mais sobre o BemDireto siga por aqui e confira como captar clientes reais e fazer parcerias rentáveis.

Clientes imoveis e parcerias em um só lugar

Artigos relacionados: