Evite esses 7 clichês na hora de persuadir o cliente

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Os clichês são uma marca da linguagem, das práticas do cotidiano e da técnica oratória, empregados em geral para tentar convencer seu interlocutor ou facilitar o êxito em uma conversa ou no ambiente negocial. Só que algumas frases, jargões e expressões são repetidas com tanta frequência, que as pessoas, quando as escutam em um determinado contexto, acham-nas previsíveis e vazias.

Quando um corretor abusa dos clichês, em vez de aumentar seu poder de persuasão, ele passa a comprometer a negociação e o arremate da transação de venda, aluguel ou captação. Em vez de parecer criativo e original ou ainda transparecer certeza de bom negócio para o cliente, você poderá deixar o consumidor em dúvida sobre se está fazendo uma boa escolha. Que tal conhecer sete desses clichês que você deve manter distância na hora de convencer seus clientes a fecharem a transação comercial?

“Este lugar foi feito para você!”

Quando um corretor está ansioso para fechar negócio, essa é uma das frases mais faladas. Acontece que nem sempre o cliente tem a mesma opinião que a do corretor, e talvez não tenha pressa para alugar ou comprar, e prefira olhar com mais calma outras opções de imóveis. Analise bem o perfil do cliente e tenha tranquilidade na negociação em vez de tentar empurrar um imóvel qualquer para ele.

“Achei o imóvel da sua vida.”

Essa frase feita se coloca em situação parecida com a anterior, sendo motivada mais ou menos pelo mesmo mote. Procure concentrar-se em descrever os benefícios que o cliente teria em adquirir aquele imóvel, de acordo com suas motivações e necessidades.

“Você não vai encontrar melhor oferta no mercado.”

Esse tipo de jargão pode fazer com que o cliente se sinta pressionado em vez de compelido a fechar negócio mais rápido. E o pior será se ele for procurar a concorrência e, de fato, encontrar oferta melhor do que a sua. Prefira mostrar as vantagens de seu imóvel, e nem mesmo o faça lembrar da existência de outras imobiliárias ou corretores. Foque no seu produto!

“Esta é uma oportunidade única!”

Não é ouvindo esse clichê que seu cliente vai se sentir importante ou mais exclusivo. Mais uma vez, evidencie as vantagens e benefícios do imóvel, das opções de pagamento, das redondezas do local e deixe que o cliente decida.

“Pode confiar, porque somos os melhores do mercado.”

Melhor do que propagandear que sua imobiliária ou seu grupo de corretores é o melhor do mercado, é demonstrar isso com atitude, indicar os diferencias da empresa e as conveniências do imóvel que está sendo avaliado pelo cliente. Excesso de confiança no “próprio taco” e muito merchandising na hora da negociação pode, ao contrário, dar ares de exageros, soberba demasiada ou até desespero baseado em pequenas mentiras sobre a real condição da empresa.

“Querida”, “amigo”, “amorzinho” e outras expressões de intimidade

Excesso de intimidade pode afastar o cliente, porque o faz se sentir incomodado e o faz pensar que aquela relação seja pouco profissional. Seja educado e cortês, mas não confunda simpatia e bom atendimento com as expressões carinhosas que utiliza no seu cotidiano de relacionamentos íntimos e pessoais com sua clientela. Isso pode soar falso, inconveniente e forçado.

“É só isso que tem para investir?”

Tratar o cliente com um tão descabido e evidente desdém, subestimando seu poder de compra, não apenas dificultará o fechamento do negócio atual como também, caso a vida do consumidor futuramente mude para melhor, fará com que você não tenha mais a oportunidade de fechar negócios melhores com esse cliente que, provavelmente, nunca mais voltará a negociar com você. Aprenda: nenhum valor a ser investido é medíocre.

A corretagem exige uma relação de confiança entre o corretor e seus clientes. Se o corretor fugir das frases feitas e dos clichês mais banais, certamente obterá mais sucesso na negociação. O importante é colocar-se como um profissional correto, sincero e disponível para todas as explicações que se fizerem necessárias, deixando claro que o consumidor poderá confiar em você. Com isso, você aumentará suas chances de venda e será mais bem-aceito pela clientela em geral. Você concorda? O que você acha sobre isso? Não deixe de comentar!

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