Fidelize seu cliente mesmo após fechar negócio

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Quem pensa que o trabalho do corretor termina a partir do contrato assinado está muito enganado! Na verdade, o relacionamento do profissional com a clientela deve ir além da venda.

É necessário saber fidelizar o cliente a ponto de se tornar o seu corretor de confiança. Assim, quando ele estiver precisando de outros imóveis, ele te procurará e quando algum conhecido precisar de indicações, ele o recomendará.

Tenha em mente que cliente fidelizado é garantia de bons negócios. Pensando nisso, listamos quatro aspectos fundamentais para cativar o público-alvo e transformar clientes esporádicos em clientes fiéis. Confira!

Relacionamento

Eis a base da fidelização: o relacionamento. A fidelidade, em qualquer âmbito da vida, pressupõe confiança, contato, troca e diálogo. No mercado imobiliário não é diferente! A melhor forma de consolidar um cliente é construir um relacionamento com ele.

Em um contexto cada vez mais competitivo, relacionar-se com o cliente é mais importante do que nunca. É uma necessidade para o corretor que deseja sobreviver e se destacar profissionalmente.

Personalização

Cada cliente possui perfil, gostos pessoais, necessidades e condições distintas. Atender todos eles de forma padronizada é o caminho mais curto para não fidelizá-lo. É até possível que você feche a venda, mas como não ofereceu um tratamento diferenciado, a tendência é que o cliente não crie vínculos com você e acabe procurando em outro corretor o que não encontrou no seu trabalho.

Para driblar esse problema, procure customizar o seu atendimento e criar estratégias personalizadas. Chame o cliente pelo nome, seja flexível, elabore propostas adequadas ao comprador, mostre várias opções de imóveis, apresente diversas formas de pagamento (financiamento, pagamento à vista, entrada facilitada, etc) e use sistemas de CRM para registrar dados importantes, como por exemplo, a data de aniversário do cliente. Parece tolice, mas um simples SMS de felicitações pode estreitar os laços com o consumidor e contribuir para o processo de fidelização.

Conduta

A sua conduta profissional também é um aspecto determinante na fidelização da clientela. Procure pensar que o cliente só será fiel a quem admira e respeita, por isso, é necessário adotar uma postura ética, honesta, transparente e comprometida.

O profissionalismo é uma característica que encanta o cliente e fortalece a ligação com ele, gerando empatia mesmo após a venda. Diante disso, aposte em uma conduta profissional e respeitosa para conquistar e fidelizar os compradores. Você só tem a ganhar!

Antecipação

A fidelização do cliente depende de um bom atendimento, mas a qualidade do atendimento só é possível se houver a antecipação das necessidades. O bom corretor sabe disso e procura interpretar os desejos e prever o que a clientela precisa antes que ela se manifeste.

Para atingir esse nível de conhecimento, é preciso colher o máximo de informações sobre o cliente, prestar atenção aos sinais enviados por ele durante o atendimento e ficar de olho nas novidades do mercado, para identificar imóveis e condições de compra que possivelmente agradarão a ele.

Vale destacar que não há fórmula pronta para fidelizar os clientes, mas se você se atentar a esses quatro aspectos, essa missão ficará muito mais fácil. No mais, capriche no pós-venda e tenha muita sensibilidade para aproveitar as oportunidades. Até a próxima!

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