O que você precisa saber antes de abrir uma imobiliária

Publicado em Geral Tags: , , , , ,

02J82179

O ramo imobiliário experimenta uma de suas melhores fases no Brasil, e para quem pretende abrir uma imobiliária essa com certeza é a melhor hora. Para dar início a um negócio desse tipo é preciso possuir tanto o dinamismo e o olhar crítico de um corretor quanto a coragem e a capacidade administrativa de um empreendedor. Se você se identifica com esse perfil, nós separamos algumas coisas que você precisa saber para abrir a sua imobiliária e garantir o sucesso da sua futura empresa. Confira!

Investimento inicial

Para dar início às atividades, sua imobiliária precisará de um espaço físico para funcionar e de alguns equipamentos. Entre os objetos básicos que podemos mencionar estão um computador para armazenar os arquivos e dados dos clientes, impressora, uma câmera fotográfica para produzir fotos do catálogo de imóveis e um carro para fazer a locomoção entre eles. Além desses itens básicos, é preciso considerar também a aquisição de móveis para escritório, como mesas, cadeiras e sofás para a sala de espera. Tanto os itens básicos quanto os de escritório variarão de acordo com a dimensão do seu negócio, por isso, antes de qualquer outra coisa, você precisará definir os padrões da sua empresa para então conseguir mensurar o valor do investimento inicial.

Equipe

Montar uma boa equipe é essencial para o sucesso do seu empreendimento. Uma imobiliária precisa inspirar confiança para conquistar seus clientes e, no caso de um negócio jovem, essa confiança precisa ser adquirida através de muito trabalho duro. Em uma fase inicial você precisará de um time que possua experiência para começar a montar uma equipe e para isso considere convidar antigos colegas de trabalho a se juntarem a você ou outros profissionais de competência reconhecida na área. Além da experiência necessária para guiar um grupo novo, eles também trarão consigo outros contatos, que serão valiosos nessa fase inicial de consolidação.

Divulgação

Todo negócio precisa manter uma divulgação de seu trabalho para se manter em crescimento, mas uma imobiliária nova precisará de esforços redobrados com divulgação para conseguir se erguer. Além do investimento com estrutura, separe também algum recurso para ser gasto em divulgação, pois essa será a principal forma de colocar o nome da sua empresa no ramo. Divulgue nos locais mais populares, onde as outras imobiliárias costumam marcar presença, mas faça também uma pesquisa de mercado para descobrir quais são os nichos que não estão sendo atingidos por essa divulgação e faça dessa cobertura um diferencial da sua empresa.

Captação de clientes

Com toda a estrutura arrumada e pronta para operar você precisará captar tanto os clientes quanto imóveis para levar para a sua imobiliária. Nessa parte os seus contatos e os contatos dos corretores devem ser acionados em primeiro lugar, mas será preciso ir além. Divulgue seus serviços em construtoras e vá em busca de clientes em outros meios, como sites especializados e redes sociais.

Com atenção a esses detalhes você poderá definir qual a melhor estratégia para a sua imobiliária e será capaz de prever os desafios que se seguirão. Lembre-se que um novo negócio precisa de um diferencial entre os já existentes para que não corra o risco de ser apenas mais um em um vasto mercado, portanto seja criativo e siga seus instintos!

Já teve a experiência de abrir uma imobiliária? Quais os principais desafios que você encontrou? Compartilhe com a gente suas experiências!

É corretor de imóveis?  Siga por aqui e confira como captar clientes reais e fazer parcerias rentáveis no BemDireto.

Clientes imoveis e parcerias em um só lugar

Artigos relacionados: