Qual o papel do corretor na escolha do imóvel ideal?

Publicado em Geral Tags: ,

Happy couple relaxing on the couch at home in the living room

A compra ou locação de um imóvel é um momento especial para os clientes. Encontrar a propriedade perfeita, que alinhe expectativas e possibilidades financeiras, no entanto, não é tarefa fácil.

Por isso o corretor de imóveis desempenha um papel central na trajetória em busca do imóvel ideal. O apartamento dos sonhos de um cliente pode não ser o ideal para outro. Dessa forma, é importante que o profissional saiba ouvir e procure conhecer e entender o perfil de cada comprador ou locatário.

Saiba mais sobre o papel do corretor na escolha do imóvel ideal:

Escutar é essencial

Um bom corretor procura, antes de tudo, entender o que o cliente quer antes de sair mostrando para ele imóveis a torto e a direito. Por isso, um bom profissional, em um primeiro momento, escuta mais do que fala.

Depois de ouvir exatamente o que cliente deseja, dá sua opinião e suas recomendações. Esta sondagem inicial é importante para conhecer melhor o potencial comprador, seus desejos, suas possibilidades, o que ele aceita e o que não quer de forma alguma.

Ao escutar o cliente você evita, por exemplo, oferecer um imóvel na Zona Sul quando a pessoa deseja especificamente morar apenas na Zona Norte. Ao fazer a sondagem correta, o corretor aumenta consideravelmente suas chances de fechar negócio, mostrando o portfólio certo para o cliente.

Seja também um consultor

Mais do que corretor, o profissional que trabalha com imóveis deve atuar como consultor, dando todas as dicas e orientações necessárias para o cliente achar seu imóvel ideal.

É sua responsabilidade indicar as principais diferenças entre imóveis e, também, mostrar para o cliente os prós e os contras de cada uma das propriedades. O corretor que atua como consultor, mais do que tentar fechar um negócio, faz com que os potenciais compradores e locatários considerem não só o preço de um imóvel, mas também localização, estrutura do condomínio, qualidade da construção, entre outros fatores importantes. Apenas desta forma garante-se que o cliente realmente conseguiu o imóvel ideal.

Organização é uma grande aliada

Ser organizado ajuda o corretor de imóveis a sempre ter em mão o perfil do cliente e o tipo de imóvel ideal que ele busca. Use a agenda e mantenha seus arquivos organizados, com o nome do cliente, informações básicas sobre ele e sua família, hábitos, rotina e características do imóvel que ele procura.

Quanto mais você conhecer quem está auxiliando, maiores são as chances de indicar o imóvel ideal para aquele perfil.

É importante perguntar para o cliente e manter sempre com você o máximo de informações como, por exemplo, valor disponível para compra ou aluguel, formas de pagamento etc.

Tenha sensibilidade para perceber se o cliente realmente está falando a verdade (como no caso de garantias para locação ou aprovação de financiamento) e, caso perceba que algum ponto não ficou claro, pergunte. Você estará fazendo um favor para você e para o potencial comprador ou locatário.

Para se destacar no mercado, é importante melhorar suas habilidades e trabalhar para sempre oferecer o imóvel ideal para o cliente. Com prática e dedicação, o sucesso é certo!

Clientes imoveis e parcerias em um só lugar

Artigos relacionados: