ROI para imobiliárias: como e por que calcular

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ROI para imobiliárias como e por que calcular

Os ambientes digitais, como sites, blogs e redes sociais, são apenas alguns dos locais nos quais estamos acostumados a nos deparar com o marketing digital. Seja em forma de pop-up, banner ou links patrocinados, é bom ter em mente que esse tipo de estratégia de divulgação pode dar muito certo e ajudar no crescimento do seu negócio — principalmente se considerarmos que o brasileiro passa mais tempo na internet do que em qualquer outra mídia.

Apesar de serem uma tática muito próspera para os empreendedores, as campanhas on-line devem ser acompanhadas para verificar seu custo-benefício e sua capacidade de atração. E, para isso, existem diversas ferramentas de análise e maneiras de realizar a mensuração de resultados — o Retorno sobre o Investimento (ROI) é uma delas. No post de hoje, você conhecerá o ROI para imobiliárias e descobrirá como e por que calculá-lo:

Qual é a importância do ROI?

O ROI é importante porque é capaz de determinar quais investimentos são rentáveis e quais investimentos estão fazendo você perder dinheiro. Para quem trabalha com marketing digital, é muito importante fazer anúncios nos ambientes on-line certos, onde os potenciais clientes costumam ficar conectados. Só assim eles terão contato com as campanhas. Além disso, uma análise do ROI ajuda a descobrir quais são as melhores formas para atingir o público. Afinal de contas, os resultados obtidos guiarão o anunciante no momento de escolher quais ações publicitárias necessitam da maior parte do seu orçamento.

Por que calcular o ROI para imobiliárias?

Assim como em qualquer outro negócio, o mercado imobiliário está cada vez mais presente na internet. E o número cada vez maior de brasileiros na rede mundial de computadores só aumenta a necessidade de traçar estratégias certeiras de marketing digital. Nessa hora, o ROI é muito importante para as imobiliárias, pois ajuda a saber se a transição para o universo virtual está sendo realmente bem-feita e se será bem-sucedida.

Como calcular o ROI?

Não ter os dados que comprovam os resultados das suas ações de marketing em mãos é o primeiro passo rumo ao desperdício de dinheiro. E como ninguém gosta de gastar o orçamento com estratégias pouco rentáveis, é importante aprender a calcular o ROI o quanto antes.

Existe uma fórmula muito simples para medir o ROI: basta pegar o retorno de um investimento (R) e subtrair o custo (C). De posse do resultado, é preciso dividir o valor obtido pelo custo. De maneira simples, a operação pode ser resumida em (R – C) ÷ C.

Para facilitar o entendimento, vamos a um exemplo. Caso você tenha adquirido R$ 10.000,00 com a venda de um imóvel e gastou R$ 2.000,00 em uma ação de marketing digital, a conta ficará da seguinte maneira: (R$ 10.000,00 – R$ 2.000,00) ÷ R$ 2.000,00 = 4. Esse resultado significa que para cada 1 real investido, o retorno obtido foi de 4 reais.

Há quem prefira obter o resultado em porcentagem. Para isso, basta multiplicar o resultado por 100. No exemplo acima, o retorno seria de 400%.

Viu como é mais simples planejar suas ações quando se tem em mãos os resultados obtidos nas campanhas anteriores? O ROI para imobiliárias ajuda a identificar se o trabalho de marketing é realmente interessante e atrativo. Você já adotou essa prática em seu negócio? Compartilhe suas experiências com a gente! Deixe um comentário!

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